Colaboradores

Daniela Alves Pereira de Andrade – Atualmente é Diretora  do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI – Assessoria e Consultoria Técnica Ltda.); Presidente do Grupo de Coordenação Internacional da Câmara de Comércio BRICS (BRICS-PED); CEO da Câmara África do Sul da BRICS-PED. Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UNIFMU – São Paulo) e Especialista em Cooperação Internacional pela Universidade de São Paulo (USP).  Ministra palestras e capacitações sobre temas de relações internacionais, cooperação internacional para o desenvolvimento e inserção internacional de municípios. Entre 2008-2009 trabalhou junto à Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho – Prefeitura de São Paulo. Entre 2007 e início de 2008 atuou junto a Assessoria Técnica Internacional da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo. Na área pública  realizou a gestão de projetos com financiamentos de Organizações Internacionais tais como PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e FAO (Organizações das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Entre 2005-2008 foi pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI-USP) na linha de pesquisa em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.  Entre 2006-2007 foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no Instituto Florestal (Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo) com projeto sobre desenvolvimento local.

Fabricio Bomjardim da Silva – Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Academia de Negócios e Direito da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China (JCI Brasil China), promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

Jean Paulo Bortoleto – Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com experiência na área de Comércio Exterior e vivencia nos EUA, atua no CEIRI como colaborador para assuntos da América Latina. Atua também com a geração de debates e ações em setores como política, economia e meio ambiente.

Katiuscia Moreno Galhera Espósito – Pós-graduada (MBA) em Gestão Estratégica de Negócios e Controladoria (PUCSP) e bacharel em Relações Internacionais (FSA). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP – UNICAMP – PUCSP) com bolsa CAPES. Atualmente atua como Colaboradora do CEIRI e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos sobre os Estados Unidos. Trabalhou em empresas multinacionais como Avis Rent a Car e Pirelli, tendo participado do programa de trainee desta última e atendido a auditorias na Alemanha, Itália e Venezuela, além do Brasil. Lecionou em universidades brasileiras, como UNIP e PUCSP (estágio docente).

Isabella Soares Curce – Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo.

Ricardo Andre Varnier – Administrador de Porto Alegre, especialista em Gestão da Informação e em Análise de Sistemas, com cursos em Estudos da Paz e também em Cultura Internacional no IPC (Elsinore, Dinamarca). Participou de diversos seminários e palestras sobre Israel e o Oriente Médio (política, religião, economia, geografia, guerras.) no período em que morou em Israel. Atualmente trabalha no Banrisul, onde também já atuou como orientador e instrutor na franquia do Banrisul da ONG Instituto Pescar. Ainda no campo não governamental, atua como conselheiro e diretor de comunicação na Sinagoga Linat HaTsedek, em Porto Alegre desde 2011.