APOIO A INVENÇÕES: Projetos inovadores receberão incentivo

Programa lançado pelo governo estadual busca orientar empreendedores

Intimidados pela dificuldade em conseguir aporte financeiro, inventores e  empreendedores gaúchos ganharão apoio para aplicar inovações.

Por meio de um programa lançado ontem, o governo pretende tirar do papel projetos tecnológicos que tenham impacto na sociedade.

A ideia da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico é abrir um espaço semanal para apresentação de inovações e orientar os mentores sobre as formas de buscar apoio à pesquisa e financiamento.

Iremos indicar uma direção para os empreendedores. Mais adiante, o programa buscará uma aproximação dos investidores de inovação com os inventores em rodadas de negócios – explicou Luciano Andreatta, diretor técnico da pasta.

No lançamento do programa, três empreendedores gaúchos apresentaram projetos focados na redução da emissão de poluentes e na economia energética. Com patentes registradas e estudos de viabilidade concluídos, as invenções dependem de incentivo financeiro para serem aproveitadas na prática.

– Tenho microempresa formada e diversos protótipos patenteados. Mas sem capital de giro é muito complicado desenvolver os projetos. Até agora, só consegui aplicá-los fora do Estado – aponta Valmeron Martins, de Ijuí, que há 15 pesquisa invenções na área de radiação eletromagnética.

No Estado, os recursos estão concentrados no Pró-Inovação, por meio da Lei de Inovação. O programa foi lançado em 2009 e a partir de agosto deve abrir novos editais para financiamento de projetos. O orçamento geral previsto para a Secretaria da Ciência e Tecnologia neste ano é de R$ 48 milhões.

Fonte: Zero hora – 15/06

5 thoughts on “APOIO A INVENÇÕES: Projetos inovadores receberão incentivo”

  1. Tenho um invento que poderá salvar muitas vidas em todo o território nacional ou fora dele, além retirar do ambiente as garrafas pet descartadas, mas, não possuo recursos para patentear. Moro em Teresópolis RJ. Email.franciscomatias@oi.com.br. Como posso obter financiamento? Agradeço se alguém me ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *