• Sobre o Blog

    APRESENTAÇÃO BLOG-CEIRI

    Quando iniciamos as agradáveis reuniões para tratar do CEIRI e criar o Site, aqueles pesquisadores que estavam presentes comentavam qual deveria ser o espírito deste espaço que estávamos concebendo e quais seriam os nossos pilares editoriais.

    A idéia no CEIRI sempre foi agregar intelectuais, permitindo que se crie um ambiente científico para podermos desenvolver projetos, fazer reflexões fundamentadas e argumentar criteriosamente sobre temas que afetam as empresas, as instituições, a Sociedade e o Estado.

    A exigência científica norteou nosso procedimento pelo fato de acreditarmos que é possível ser eficiente (respeitando a avaliação do mercado de trabalho no meio empresarial) e rigorosos nos nossos argumentos (de acordo com os critérios científicos), evitando opiniões infundadas ou a simples aplicação de metodologias e fórmulas sem fazer a adequada observação sobre os métodos que estamos aplicando, as teorias nas quais nos baseamos e sem realizar uma observação crítica acerca da forma como estamos abordando um problema ou uma situação.

    Por essa razão, adotamos a postura de exigir que os pesquisadores colaboradores (voluntários) que escrevem no site tenham de apresentar artigos que sigam os procedimentos científicos adotados em todas as publicações do gênero no país e no mundo, sendo este o parâmetro de seleção dos artigos que lá serão publicados. Também nos pautamos em adotar os métodos da construção de cenário nas notícias analíticas e análises de conjuntura. Esse rigor é necessário exatamente para entregar à sociedade um produto, um serviço e um comportamento diferenciados.

    Outro ponto chave que norteia a conduta do site é que, nele, apenas os pesquisadores cadastrados, que sejam colaboradores, poderão escrever e publicar seus artigos. A exceção será feita aqueles intelectuais, pesquisadores e profissionais do mercado que convidaremos e autorizarão expressamente a publicação de suas reflexões.

    Surgiram várias dúvidas e questionamentos acerca desse posicionamento e isso foi fantástico, pois trouxe à tona questões chaves para entender a realidade contemporânea e redimensionar a nossa conduta. A primeira delas foi se o fato de se escrever apenas cientificamente não seria desperdiçar a grandeza e a riqueza da produção ensaística, da produção filosófica, da produção artística, dos argumentos de fé, de todas as formas de expressão que permitem aos indivíduos expressarem a existência e sua experiência pessoal no mundo.

    O xeque-mate veio de uma forma de pensar, falada por um de nós: “momentos maravilhosos de nossas percepções são desperdiçados porque não pudemos expressá-la cientificamente, e nem poderiam ser assim apresentados, jogando fora uma intuição, uma percepção, uma idéia, uma descoberta, um sonho que poderiam mudar todo um destino se tivessem sido falados.

    A outra foi um direto de direita. Como poderíamos deixar de ouvir aqueles que não são e gostariam de ser pesquisadores do CEIRI, e desejam se expressar e comentar nossa produção. Isso seria o mesmo que jogar fora a oportunidade de aprender com todos os que querem nos ensinar, pois estaríamos jogando fora os ouvidos, achando que apenas a boca era suficiente para nos colocar na realidade.

    Pior, perderíamos a oportunidade de abrir a nossa casa para os amigos que desejam estar conosco e ainda não os conhecemos, cometendo o erro de excluí-los sem dar-lhes a chance de se apresentar.

    Assim, veio a idéia do BLOG CEIRI. Neste espaço encontraremos os colegas, os parceiros, os adversários que jamais serão nossos inimigos, pois, com certeza, quando nos entenderem freqüentarão nossa  casa e entrarão para a nossa família, além dos rivais que rapidamente notarão que estão mais para parceiros.

    Será o espaço em que todo podem se expressar, opinando sobre o que escrevemos e sobre o que dissemos, apresentando reflexões e discutindo os temas que são observados pelos pesquisadores voluntários do CEIRI.

    Em síntese, será um espaço livre e aberto, embora seja importante ressaltar que jamais aceitaremos falta de respeito, ofensas, comportamentos deselegantes de quem quer que seja e contra qualquer pessoa, instituição ou ideologia, pois, temos por princípio que todos têm o direito de se expressar, mas não de tocar a honra de ninguém. Isso está expresso, inclusive, em nosso Direito Penal.

    Assim, esperamos que esse espaço que inauguramos seja um campo para evitar que percamos a riqueza da intuição e do insight, que muitas vezes se expressam numa simples opinião, não raro são capaz de mudar a rota de uma história.


    BEM VINDOS AO BLOG CEIRI

    DOS PESQUISADORES COLABORADORES DO CEIRI

    CEIRI – ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA LTDA.