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    • Rodrigo Dora

      Negócios Internacionais
    • 27 de setembro de 2013 in Convidados

    Detroit: Um mercado emergente nos EUAAn Emerging Market in the U.S.

    Por Rodrigo Dora. Advogado, Fundador da BRCS-PED e empresário em Detroit.

    Detroit, com mais de US $ 18 bilhões em dívidas, está observando a participação de muitos escritórios de advocacia, bem como de consultores de vários setores, que clamam para representar os muitos credores da cidade, incluindo alguns conselheiros que não foram exatamente conhecidos por seu trabalho municipal na reestruturação de Detroit.

    A cidade, que apresentou a maior falência municipal dos EUA no dia 18 de julho de 2013, devastou advogados caros do “Jones Day”, um dos maiores e mais respeitados escritórios de advocacia do mundo; consultores financeiros da “Ernst & Young” e consultores de reestruturação de “Conway Mackenzie”, conforme apresentam os documentos do tribunal.

    Para os credores e partes relacionadas, há claramente muita coisa em jogo. Isso significa que os obrigacionistas, as seguradoras, os aposentados e outros têm a certeza de  que irão acompanhados ao tribunal por pelotões de advogados. Mas, e para quem não é advogado?! Isso é o que alguns empresários devem estar se perguntando, pois para estes é interessante entender como Detroit pode sair do nebuloso rótulo de a maior falência municipal da história norte-americana.

    Empresários e líderes comunitários de cidade não esperaram um pedido de falência ou resolução judicial para determinar o seu destino. Antes, aproveitaram-se de antigos ditados, alguns centenários, como o que diz que há oportunidade de negócios quando a maré esta em baixa. Apesar de alguns esforços estarem apenas começando, esses empresários visam ajudar Detroit a se reinventar como uma cidade menos dependente de empregos na indústria do automóvel.

    Muitas pessoas, ao ouvirem o anúncio da concordata, deram um alívio de suspiro, pois para elas foi o sinal de que deviam ir para frente, de que era hora de seguir e deixar o que passou. Há muito espaço ocioso naquela que foi a terceira maior cidade dos EUA. Mais da metade de seus moradores deixou suas casas, em um processo que perdurou pelos últimos 30 anos.

    Nesse sentido, cabe ressaltar o trabalho de líderes comunitários que começaram a criar pequenos projetos de renovação urbana há vários anos. Como ponto de referência, Detroit é uma cidade de cerca de 140 quilômetros quadrados, com diversos bairros e necessidades, marcadas pelos dias das empresas gigantes, como a “General Motors”, que bombearam empregos em “Motor City”. Daí o trabalho contínuo e extremamente necessário de reurbanização e readequação da cidade, com o reaproveitamento de bairros fantasmas em parques, centros históricos, enfim…

    Embora haja todo o sentimento de gratidão pelos trabalhos criados pelos “Big Three”, há a necessidade de que com esse declínio da indústria automobilística, Detroit ainda seja capaz de sustentar essas centenas de milhares de postos de trabalho na indústria transformadora ou que seja possível fomentar o retorno dessas pessoas que evadiram com a nova ascensão da cidade. Assim, Detroit pode e deve ser uma cidade de inovação. Há espaço para isso e muito amor pelo sentimento “Made in Detroit” ou, simplesmente no coração dos “Great Lakes” americanos, o “Pure Michigan”, marcas amplamente divulgadas e extremamente fortes.

    Experiências do retorno.

    Não faltam experiências bem sucedidas em Michigan e em Detroit após a crise de 2008. O fomento e o fortalecimento daquilo que é produzido na cidade dos motores ou no “Comeback State” é consumido por aqueles que lá vivem e promovido pelos demais estados americanos. Há também casos de missões empresariais “overseas”.

    Parte dessas  experiências são influenciadas por necessidades geradas pelo próprio declínio de Detroit. Como o “Pickles de McClure” que se mudou para um antigo armazém de reciclagem de ferragens de carros. Assim, a ocupação de antigos armazéns e locais mais degradados é um desafio que empresários astutos têm abordado para o reaproveitamento, utilizando estruturas sub-utilizadas baratas. O “Pickles de McClure” mudou-se para Detroit porque o depósito foi tão barato, que a empresa ao invés de ampliar suas instalações de Brooklyn, NY, resolveu mudar  sua fábrica de picles para o armazém abandonado.

    O fundador Joe McClure, um nativo de Michigan, escolheu o armazém para a sua estrutura não havendo necessidade de um novo telhado ou reformas no chão. E o preço de 250 mil dólares era muito mais barato do que o custo de uma nova planta. O edifício tem uma história também. Lá, as peças do carro eram feitas por pessoas cujos empregos foram movidos para o México.  As etiquetas do frasco para “Pickles de McClure”, disponíveis em lojas como “Whole Foods” e “Williams-Sonoma”, orgulhosamente declaram: “Brooklyn * Detroit”.

    Outra experiência bem sucedida foi a da empresa Ponyride que tirou vantagem das estruturas defasadas e abandonas de Detroit.  Após a crise, a empresa comprou um armazém de Detroit por US$ 100.000.  Esse armazém constituiu um espaço de múltiplo uso, que abriga cerca de 40 pequenas empresas e projetos, alguns deles gerando empregos na comunidade. Os inquilinos são compostos por produtores de música, desenvolvedores de TI e designers de roupas.

    Por fim, o grande empresário de Detroit, Dan Gilbert, fundador da “Quicken Loans”, mostrou-se favorável ao projeto de reurbanização da cidade e de demolição de estruturas abandonadas para mover a cidade para a frente. Gilbert, que está entre os maiores proprietários da cidade, estima que cerca de 120.000 imóveis comerciais e residenciais precisam ser removidos. Como presidente da “Quicken Loans”, ele mudou sua sede para a Motown em 2010 e com ele seus cerca de 200 funcionários.

    Quer se trate de demolição ou reciclagem de estruturas, o ponto mais importante é agir, ao invés de esperar por um milagre de fabricação capaz de ressuscitar o “Rust Belt”. A batalha judicial sobre o futuro de Detroit, entretanto, continua.

    Detroit, with over $ 18 billion in debt, is observing the participation of many law firms and consultants from various industries, who claim to represent many lenders in the city, including some councilors who were not exactly known for their municipal restructuring work in Detroit .
    The city, which had the largest municipal bankruptcy in U.S. July 18, 2013, devastated expensive lawyers “Jones Day”  one of the largest and most respected law firms in the world); financial advisors like “Ernst & Young” and consultants restructuring like “Conway Mackenzie”, as court documents show.
    For lenders and related parties , there is clearly a lot at stake. This means that the bondholders , insurers , retirees and others have to make sure that the court will be accompanied by platoons of lawyers. But, for anyone who is not a lawyer?! This is what some business owners should be asking, because it is interesting to understand how they can get out of Detroit nebulous label of the largest municipal bankruptcy in U.S. history .
    Entrepreneurs and community leaders of the city did not wait for bankruptcy or judicial decision to determine his fate . Before , they took advantage of old sayings, some centenarians, as it says there is a business opportunity when the tide is low. Although some efforts are just beginning, and these entrepreneurs aim to help Detroit to reinvent itself as a city less dependent on jobs in the automobile industry .
    Many people, when they hear the announcement of bankruptcy , took a sigh of relief, because for them it was a sign that they should go forward, it was time to move on and leave what happened. There is much empty space in what was the third largest U.S. city. More than half of its residents left their homes, in a process that lasted for 30 years.
    In this sense, it is worth mentioning the work of community leaders who began to create small urban renewal projects for several years. As a reference point, Detroit is a city of about 140 square kilometers , with several neighborhoods and needs , days marked by corporate giants, such as “General Motors” , which pumped jobs in “Motor City”. Hence the ongoing and much-needed redevelopment and realignment of the city , with the reuse of neighborhoods ghosts in parks, historical centers, finally …
    Although they are all still feeling of gratitude for the work created by the “Big Three” , there is a need that with the decline of the auto industry, Detroit is still able to sustain these hundreds of thousands of jobs in manufacturing or possible foster the return of these people who escaped with the rise of the new city. Thus, Detroit can and should be a city innovation. There is room for it and the love brought by the feeling “Made in Detroit” or simply the heart of the ” Great American Lakes”,  “Pure Michigan” brand is widely publicized and extremely strong.
    Experiences.
    Successful experiences abound in Michigan and Detroit after the 2008 crisis. The promotion and strengthening of what is produced in the town of engines or the ” Comeback State ” is consumed by those who live there and promoted by other states. There are also cases of corporate missions “overseas”.
    Part of these experiences are influenced by the needs generated by the decline of Detroit. As the “McClure Pickles” who moved to an old warehouse that use to do recycling in rusty auto parts of cars. Thus, the occupation of old warehouses and most degraded sites is a challenge that shrewd businessmen have approached for reuse, using sub-structures used to be cheaper. The “McClure Pickles” moved to Detroit because the deposit was so cheap, that the company instead of expanding its facilities in Brooklyn, NY, decided to change his pickle factory for the abandoned warehouse .
    The founder Joe McClure , a native of Michigan, chose the warehouse to its structure without the need of a new roof or reforms on the ground . And the price of $ 250,000 was much cheaper than the cost of a new plant. The building has a story too. There, the car parts were made ​​by people whose jobs were moved to Mexico. The jar labels for “Pickles McClure”, available at stores like “Whole Foods” and “Williams – Sonoma”, proudly declared: “Brooklyn Detroit” .
    Another successful experiment was the company that took advantage of Ponyride outdated structures and forsaken Detroit. After the crisis, the company purchased a warehouse in Detroit for $ 100,000. This warehouse was a multi-purpose space , which englobes now about 40 small businesses and projects, some of them creating jobs in the community . Tenants are composed by music producers , IT developers and designers of clothing .
    Finally, the great Detroit businessman Dan Gilbert , founder of “Quicken Loans” , was favorable to the project of city redevelopment and demolition of abandoned structures to move the city forward. Gilbert, who is among the largest owners of the city , estimates that about 120,000 commercial and residential properties need to be removed. As president of “Quicken Loans”, it moved its headquarters to Motown in 2010 and with it its approximately 200 employees. Now he has over 7,000.
    Whether demolition or recycling structures, the most important point is to act, rather than waiting for a Manufacturing miracle able to resurrect the “Rust Belt”. The legal battle over the future of Detroit, however, continues.